sexta-feira, janeiro 27, 2012

, ,

Certificações Forense Computacional

Assim como acontece em outras áreas da Computação, na Forense também existem várias certificações direcionadas aos profissionais deste campo. Algumas são baseadas em produtos, outras são direcionadas aos peritos policiais ou profissionais que atuam nas agência mantenedoras da lei (CFCE).

Tentarei descrever abaixo apenas algumas das mais conhecidas aqui no Brasil. Sugestões são bem vindas!

GCFA - GIAC Certified Forensic Analyst

Esta certificação é fornecida pelo SANS Institute, bastante conhecido pela comunidade de Segurança da Informação não só pela qualidade dos treinamentos oferecidos como também pela contribuição à comunidade (artigos, análise de ferramentas, etc). Esta certificação não direcionada a produto específico (vendor neutral). O conteúdo da prova baseia-se, basicamente, no conteúdo do curso Security 508, mas pode abordar tópicos básicos relativos a forense de rede, forense de memória, forense de dispositivos móveis, etc.

A prova (challenge) baseia-se em um exame de múltipla escolha (150 questões), realizada via Internet em um ambiente monitorado (proctored) e aberto a consulta somente em material autorizado (livros, apostilas de curso, etc).

Validade: 4 anos
Custo: U$899
www.giac.org/certifications/security/gcfa.php

Obs.: para os interessados – especificamente – em forense de rede (network forensics), há também a certificação GCIA, fornecida pelo mesmo instituto.

EnCE – EnCase Certified Examinerence
 Esta certificação é fornecida pela empresa que desenvolve a ferramenta EnCase – Guidance Software. Para obtê-la, o candidato deve possuir pelo menos 12 meses de experiência profissional na área de Computação Forense ou comprovar participação em treinamento autorizado da ferramenta. A avaliação é dividida em duas fases: exame escrito e exame prático.

Validade: 3 anos
Custo: U$225
www.guidancesoftware.com/computer-forensics-training-ence-certification.htm


ACE - AccessData Certified Examinerace

Esta certificação é fornecida pela empresa que desenvolve a ferramenta FTK – AccessData. Para obtê-la, não há pré-requisitos. No entanto, o candidato deverá ter acesso a uma máquina com as licenças de uso dos softwares FTK Imager, FTK 1.x ou 2.x, Registry Viewer e PRTK. A avaliação é baseada em um exame com questões de múltipla escolha, realizado via Internet. Após se registrar no portal do fabricante, uma imagem (disk image) será disponbilizada para download, esta será objeto das perguntas contidas no exame.

Validade: 1 ano após a obtenção da certificação; 2 anos após a aprovação no processo de manutenção da certificação, baseada em uma avaliação
Custo: U$395
www.accessdata.com/acePreparation.html


CCE - Certified Computer Examinerisfce

Esta certificação é fornecida pela organização ISFCE (The International Society of Forensic Computer Examiners). Ela também é vendor neutral, realizada via Internet em duas etapas: um exame de questões múltipla-escolha e um exame prático, onde uma imagem é disponibilizada via Internet para análise.

Validade: 2 anos
Custo: U$395
www.isfce.com/certification.htm




CFE - Certified Fraud Examiner

Esta certificação é fornecida pela organização ACFCE (Association of Certified Fraud Examiners). Ela também é vendor neutral, realizada via Internet. É direcionada aos profissionais da área de fraude e perícia forense, cobra conhecimentos acerca dos procedimentos das áres de detecção e prevenção a fraudes corporativas.

Validade: 3 anos
Custo: U$250
www.acfe.com/membership/becoming-cfe.asp




CHFI - Computer Hacking Forensic Investigator
 Esta certificação é fornecida pela empresa EC-Council (a mesma da certificação CEH). Ela também é vendor neutral, realizada via Internet por meio de um dos centros de aplicação de provas conhecidos: Prometric ou VUE. A avaliação baseia-se em um exame com questões de múltipla escolha.

Validade: data de expiração da versão da certificação obtida é determinada pela organização responsável
Custo: U$250
http://www.eccouncil.org/chfi.htm

Existem outras certificações no mercado, mas não faz sentido colocarmos todas aqui. Infelizmente, este mercado ainda não é tão acessível ou disseminado no Brasil como lá fora (EUA e Inglaterra, principalmente). Outras que talvez interessem, estão listadas abaixo:

CFIE – Certified Forensic Investigator Examiner, http://www.7safe.com
fonte: Alexandre Teixeira 

0 comentários:

Postar um comentário