quarta-feira, janeiro 25, 2012

,

[App] ANTI – Android Network Toolkit

anti - android network toolkit
Recebi há pouco um e-mail com convite para testar o ANTI (Android Network Toolkit), da Zimperium. Conforme já comentei, trata-se de um poderoso e completo app que objetiva realizar testes de segurança em uma determinada rede e exibir relatórios detalhados, mostrando as portas abertas, que serviços as estão utilizando e quais as possíveis vulnerabilidades encontradas. Tudo isso você leva no bolso, bastando possuir o app instalado no seu Android.

O ANTI ainda não está disponível no Android Market. Pude conferi-lo apenas hoje após receber por e-mail um convite para participar dos testes do app. Revelando a estratégia comercial da Zimperium, já existe no Android Market um app chamado Anticredit que funciona à parte possibilitando comprar créditos para destravar funções mais avançadas do ANTI, quando ele for oficialmente lançado. Quer dizer, você ainda não pode ter o app, mas já pode ir pagando uma grana à Zimperium. Estranho, né?
anti - android network toolkit 2O ANTI, mesmo sem créditos para destravar suas funções mais avançadas, já possibilita averiguar muitos pontos referentes à segurança de uma rede e de cada máquina a ela conectada. Logo na primeira execução, uma caixa pergunta se você deseja realizar um escaneamento intrusivo da rede. Com esse scan é possível ver um relatório sobre s portas abertas em cada máquina, que protocolos ou serviços estão fazendo uso de tais portas e as possíveis vulnerabilidades. São funções acessíveis para usuários que possuem uma conta Silver.

Para quem comprar créditos e adquirir uma conta Gold, é possível ainda rodar testes de penetração, que convocam ajuda de ferramentas externas instaladas nos servidores da Zimperium que tentam hackear a máquina testada usando vulnerabilidades conhecidas para então exibir um relatório mais pormenorizado. Não cheguei a comprar créditos e nem sei se irei fazê-lo. Acredito que as funções extras sejam realmente interessantes apenas para profissionais da área de segurança de redes.


O grande problema com a disponibilização do ANTI é que o app fornece funções que podem, sem dúvida, ser usadas para fins maliciosos. Embora o aplicativo apresente um termo de utilização pelo qual o usuário se compromete a não fazer uso da ferramenta para fins ilícitos, é temerário que uma trupe de moleques retardados e desocupados use a ferramenta para sair por aí dando uma de “hacker”. Cada lanchonete com um WiFi Hotspot disponível para clientes vai precisar de um especialista em segurança para contornar as crises causadas por simples molecagem?

palavras de Ticiano !! Entao ta falado não e? (: 

0 comentários:

Postar um comentário