Substância da tinta afetaria produção de esperma

De acordo com pesquisa das Universidades de Manchester e de Sheffield, na Inglaterra, homens regularmente expostos a produtos químicos contidos em tintas podem estar sujeitos a problemas de fertilidade.

Porém, o estudo descobriu que apenas o “glycol”, elemento muito utilizado como solvente em tintas à base de água, oferece risco aos trabalhadores. Já a grande variedade de outros produtos químicos contidos na tinta não representa perigo à fertilidade dos homens.

A pesquisa foi realizada com 2 mil homens, divididos em dois grupos: homens com problema na motilidade de esperma, referente à quantidade de movimento do esperma individual, e o grupo de homens sem problemas aparentes de fertilidade.

Os participantes responderam perguntas sobre trabalho, estilo de vida e potencial exposição a produtos químicos. O resultado indicou que houve um aumento de 250% de risco nos homens expostos ao “glycol”.

”Nós sabemos que alguns éteres de “glycol” afetam a fertilidade do homem e a utilização destes elementos foi reduzida nas últimas duas décadas, porém mais trabalhos devem ser feitos para reduzir ainda mais esta exposição”, disse Andy Povey, pesquisador da Universidade de Manchester.

Allan Pacey, da universidade de Sheffield, lembrou que o “glycol” é o único produto químico que pode causar danos à fertilidade masculina e aliviou possíveis medos.

“Homens inférteis estão geralmente preocupados se produtos químicos do ambiente do trabalho podem representar perigo à fertilidade. Então, é confortante saber que o risco é muito pequeno”, concluiu o especialista.

fonte:

Substância da tinta afetaria produção de esperma Substância da tinta afetaria produção de esperma Reviewed by Kembolle Amilkar on sábado, novembro 08, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário