domingo, novembro 09, 2008

Pioneiro do DNA ‘abre’ genoma para download

A era da genômica personalizada chegou — pelo menos para James Watson (foto) descobridor da estrutura da molécula de DNA e primeiro líder do projeto de decifração do genoma humano. Um grupo de cientistas nos Estados Unidos acaba de divulgar o conteúdo completo do DNA de Watson — todos os 6 bilhões de letras químicas — numa publicação no periódico científico “Nature”.

Com isso, o polêmico biólogo se torna a segunda pessoa no mundo a ter seu genoma completo disponível para download. O primeiro foi Craig Venter, rival de Watson (e do consórcio público internacional) na corrida pelo seqüenciamento do genoma humano, que teve seu DNA completo esmiuçado no ano passado. Mas a nova seqüência, de Watson, deve ser a que começará a era da genômica personalizada. Isso porque, em contraste com os projetos anteriores, esse custou menos de US$ 1 milhão e levou apenas dois meses para ser realizado.

Pode parecer muita coisa, mas não se compara aos bilhões gastos, ao longo de uma década, com o projeto público que criou a primeira seqüência básica do genoma humano — uma espécie de “padrão genérico” que serve para comparação com os genomas individuais que estão saindo agora. E há quem diga que o valor pode baixar para US$ 300 mil por genoma, em breve, e em uma década talvez atingir o valor “de ouro”, a mil dólares.

Com isso, abrem-se as portas para a medicina genômica — a idéia de que um médico poderá, de posse das informações do DNA de um indivíduo, fazer predições seguras e certeiras sobre sua saúde e as doenças que ele pode vir a ter. Ou não.

Fonte: G1 , kiminda