diabete

Aumento de açúcar provocado pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.

Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em:

Diabetes Mellitus tipo I: Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina.
Diabetes Mellitus tipo II: Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.

Diabetes Gestacional: Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento prévio da glicose.
Sintomas: Sede excessiva, aumento do volume da urina, aumento do número de micções, surgimento do hábito de urinar à noite, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite e perda de peso.
Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas.

Diagnóstico:Pode ser presumido em pacientes que apresentam os sintomas e sinais clássicos da doença, mas o médico pede um diagnóstico laboratorial, através do teste da glicemia no soro ou plasma, após um jejum de 8 a 12 horas.
Fatores de Risco: Idade maior ou igual a 45 anos, história familiar, sedentarismo, HDL-c baixo ou triglicerídeos elevados, hipertensão arterial, doença coronariana, uso de medicamentos que aumentam a glicose ( cortisonas, diuréticos tiazídicos e beta-bloqueadores).

Prevenção: Manter peso normal, praticar atividade física regular,não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas (cortisona, diuréticos tiazídicos). Essas medidas, sendo adotadas precocemente, podem resultar no não aparecimento do diabetes em pessoa geneticamente predisposta, ou levar a um retardo importante no seu aparecimento e na severidade de suas complicações.

diabete diabete Reviewed by Kembolle Amilkar on sábado, novembro 08, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário