Dez perguntas que você deveria fazer ao seu médico

As dúvidas são muitas, mas, quando você fica frente a frente com seu médico, falta tempo ou até coragem para esclarecê-las. Por isso mesmo, selecionamos as principais “neuras” que rondam as cabeças femininas e as passamos a limpo com a ginecologista Ana Lúcia Ruivo Sayeg, o endocrinologista Amaury Molinari Maurício e o dermatologista Luiz Roberto Terzian. Fique atenta, porque algumas destas respostas podem ter tudo a ver com você.

Veja também:
» Tudo o que você precisa saber para fazer um check-up

1 - Tomo pílula anticoncepcional há muito tempo. Vou ter dificuldade em engravidar quando parar de tomá-la?
Não, a pílula anticoncepcional não gera infertilidade. O que ocorre é que algumas pessoas já tinham uma dificuldade para engravidar, antes mesmo do início do uso da pílula, só que não sabiam, por nunca terem tentado. Portanto, se alguma mulher parou de tomar pílula e encontrou dificuldade em engravidar, certamente não foi por causa do uso do anticoncepcional, mas sim devido à baixa fertilidade.

2 - O que posso fazer agora, que estou na casa dos 20 anos, para garantir a minha fertilidade quando chegar aos 30?
Toda garota que tem uma vida sadia, alimentação regrada, horas de sono suficientes e vive feliz é uma grande candidata a ser mãe com facilidade. O que pode atrapalhar nessa idade são as infecções ginecológicas, como a clamidea - uma doença inflamatória pélvica -, que podem ser a causa de uma esterilidade uterina. É também muito importante que a garota evite fazer abortos, pois - além de ser um péssimo método de evitar filhos - a curetagem pode causar uma aderência das paredes uterinas. Não se esqueça de manter a vacinação em dia contra rubéola, tétano e hepatite, para que não venha a ocorrer uma eventual má-formação fetal.

3 - Posso utilizar a pílula do dia seguinte como um método anticoncepcional?
O uso da pílula do dia seguinte é controverso. Geralmente, ela é utilizada quando o sexo foi um acontecimento inesperado, mal planejado, e quando existe o receio de uma possível gravidez. Vale lembrar que o índice de falha da pílula do dia seguinte é superior ao da convencional. Além disso, se comparada, a dosagem hormonal desse medicamento, tomado num curto espaço de tempo, é muito maior do que a de muitas pílulas de baixa dosagem.

4 - Como saber se eu corro o risco de ter câncer de pele?
É importante saber se existe algum caso de câncer de pele na família, pois isso aumenta o risco dos descendentes. Além disso, pessoas com pele ou olhos claros têm maior probabilidade de apresentarem a doença. Dentro desse grupo de risco, os ruivos são os mais suscetíveis ao câncer de pele. Outro fator que aumenta o risco é a pessoa ter tido queimadura solar grave.

5 - Sigo uma dieta balanceada a semana inteira, mas nos finais de semana sempre acabo exagerando. Isso pode colocar a minha dieta em risco?
Sim, esses escorregões nos finais de semana podem colocar a dieta em risco, principalmente se a pessoa estiver fazendo uma dieta com o uso de medicação. Durante esses dois dias de abuso ela não vai emagrecer e ainda pode ganhar alguns quilinhos, devido à retenção de líquidos. Vale lembrar que os escorregões nem sempre ocorrem só com os alimentos calóricos, como doces, pizzas e sanduíches, mas também com as bebidas. Portanto, fique atenta ao que for ingerir, deixando de lado refrigerantes e sucos calóricos. E lembre-se de que a bebida alcoólica terá o seu efeito potencializado se você estiver fazendo uso de algum remédio para emagrecer, e que o álcool se transforma em açúcar. Ou seja: é preciso seguir a dieta regularmente para que ela funcione, até mesmo porque os médicos preparam um cardápio balanceado para que você fique bem-servida em matéria de proteínas, carboidratos e vitaminas.

6 - Meu cabelo tem caído mais do que o normal e estou preocupada. Será que isso é alguma disfunção hormonal ou apenas um sinal de estresse?
Ambos os motivos citados podem causar aumento na queda de cabelo. O que mais preocupa é uma possível diminuição da densidade do cabelo, ou seja, se estiver caindo mais fios do que nascendo. Os principais hormônios envolvidos na queda dos cabelos são os tireoideanos e os sexuais. O uso de produtos químicos, como algumas tinturas, e o abuso do secador podem enfraquecer e acabar quebrando os fios. Mas, para saber a causa real dessa queda, é importante passar por uma avaliação com seu dermatologista.

7 - Que vitaminas e suplementos alimentares devo tomar, se é que isso é necessário?
As vitaminas e os sais minerais só são indicados para aquelas pessoas que estão fazendo dietas de baixa caloria, para que não apresentem deficiência nessas substâncias. No entanto, o correto mesmo é a pessoa buscar nas frutas, legumes, carnes e leite, por exemplo, a sua fonte natural de vitaminas e sais minerais. Com isso, você só tem a ganhar, já que, além de ficar bem-nutrida, estará seguindo uma dieta bem-balanceada.

8 - Dizem que sou magra, mas ainda me acho gordinha. Será que não estou com um princípio de anorexia?
Não. Quando uma pessoa sofre de anorexia ela passa a ter repulsa pela comida, chegando mesmo a não se alimentar. Esse caso parece mais uma neurose, um medo que a pessoa tem de engordar, levando-a a fazer dieta o dia inteiro. A melhor coisa para descobrir se você está magra ou não é checar as suas medidas, e não o peso, já que uma pessoa de 60 kg pode ser magra, enquanto outra com o mesmo peso pode ser considerada gorda. Para não se sentir eternamente insatisfeita com o visual, tente descobrir de onde vem essa insegurança.

9 - Já não sou mais adolescente, mas ainda sofro com a acne. Por que isso acontece?
A acne ocorre devido a diversos fatores, dentre eles o aumento da oleosidade da pele, alterações hormonais, uso de produtos indevidos na face - como hidratantes muito oleosos -, estresse, penetração bacteriana no folículo piloso e o uso de alguns medicamentos como, por exemplo, corticóides. Na adolescência, o principal fator que desencadeia a acne é a variação hormonal que estimula a glândula sebácea a produzir uma maior quantidade de gorduras, obstruindo o folículo e originando os cravos. Já na fase adulta, este estímulo hormonal pode estar presente em algumas pessoas, causando efeito semelhante. Os outros fatores citados acima também podem causar a acne nos adultos.

10 - É possível praticar sexo com um portador de HIV sem me contaminar?
Sim. O uso da camisinha, segundo a Organização Mundial de Saúde, é um método seguro para se prevenir não só contra o vírus do HIV, mas também contra as demais doenças sexualmente transmissíveis. Vale lembrar que o sexo oral, se não for feito com proteção, deve ser evitado, já que a saliva também contém uma pequena concentração do vírus.

Acerte de uma vez por todas
Confira outras dicas de saúde dadas por nossos consultores. Algumas já são suas velhas conhecidas, mas nunca é demais lembrá-la da importância de cada uma.

- Esqueça essa história de se alimentar pouco. Você até pode emagrecer, mas ficará desnutrida. E pode ser que aconteça o efeito rebote: quando volta a comer normalmente, você exagera na quantidade e acaba retendo mais líquido.

- Para os lanches da tarde, dê preferência às frutas, pedaços de cenoura, um tomate ou uma fatia de queijo. Mas evite a todo custo pães, doces e - até mesmo - as famosas barrinhas, já que elas são muito calóricas, devido à grande quantidade de cereais, aveia e açúcar. Se insistir em comê-las, dê preferência às diet ou light.

- Controle a ansiedade. Além de desencadear uma fome compulsiva, ela faz com que você retenha mais líquido. Por isso, ache o seu equilíbrio para manter a forma.

- Só lave o rosto com sabonete se a pele for muito oleosa. Dessa forma, você evitará um ressecamento da região. Lembre-se de que o uso de água muito quente também pode ressecar a pele.

- Visite o seu ginecologista pelo menos uma vez por ano para checar como anda a sua saúde.

- Nunca esqueça de usar camisinha na relação sexual, essa é a única forma de se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

- Evite tomar sol sem proteção solar para não aumentar a incidência de rugas, manchas, espessamento da pele e - até mesmo - câncer de pele. Portanto, use e abuse dos filtros solares.

- Hidrate a sua pele somente se ela for seca, senão correrá o risco de aumentar a oleosidade natural, propiciando o aparecimento de cravos e espinhas.

fonte: google.com

Dez perguntas que você deveria fazer ao seu médico Dez perguntas que você deveria fazer ao seu médico Reviewed by Kembolle Amilkar on sábado, novembro 08, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário