sábado, novembro 08, 2008

,

acervo da USP

A Universidade de São Paulo possui 42 bibliotecas instaladas nas unidades de ensino dos diversos campi. Essas bibliotecas são geridas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), que também é responsável pelo catálogo online das bibliotecas da USP (Dedalus).

O Dedalus é composto por um catálogo global, que possibilita a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade ou pelo catálogo específico de cada biblioteca. Assim, o usuário é capaz de localizar a referência bibliográfica de qualquer item do acervo da USP. Alguns registros do Dedalus já apontam para Programas de Revistas Eletrônicas, com possibilidade de acesso online ao texto completo dos artigos.

Parte das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo está disponível para consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. O usuário pode pesquisar o conteúdo desejado a partir de palavras-chave, além de consultar a relação dos materiais disponíveis por tipo (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou tese de livre-docência), área do conhecimento (humanas, exatas e biológicas) ou pela unidade responsável pelo trabalho.

A Biblioteca Digital está associada a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), iniciativa global reconhecida pela Unesco, o que lhe garante confiabilidade e abrangência.

Acesse:
• Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
• Sistema Integrado de Bibliotecas da USP
• Bibliotecas da área de humanas
• Bibliotecas da área de exatas
• Bibliotecas da área de biológicas
• Dédalus (catálogo global)
Obras raras online
A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP torna disponível para o público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade. Foram selecionados livros em várias áreas do conhecimento, obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições do título.

Acesse:
• Biblioteca digital de obras raras

0 comentários:

Postar um comentário