Epidemic 2.0 (codinome Cold Fusion)

Epidemic 2.0 (codinome Cold Fusion)
Epidemic 2.0 (codinome Cold Fusion) linux brasileiro :)
olhem essa maravilha!


07/01/2008 - Lançamento do Epidemic 2.0 (codinome Cold Fusion)
O Epidemic GNU/Linux 2.0 é a primeira versão do Epidemic desenvolvida a partir das críticas e sugestões postadas pelos usuários no forum.

Ele representa a fusão dos esforços de desenvolvimento da equipe do Epidemic com o retorno e a participação da comunidade nas decisões do projeto.
Desde o dia 06 de janeiro de 2008, a versão 2.0 do Epidemic está disponível para download, nos servidores do Código Livre e entre as suas principais novidades estão:

screenshoT

O Easy Channel é um módulo de controle do KControl (centro de controle do KDE), desenvolvido pela equipe do Epidemic, que permite aos usuários instalar programas especiais (restritos, fontes, complexos), de forma extremamente simples.

Por enquanto estão disponíveis as opções de instalação do Virtual Box, Skype, W32codecs, libdvdcss, Adobe Flash Plugin e OpenOffice, mas novas opções serão adicionadas e os usuários poderão baixá-las da internet, simplesmente clicando no botão atualizar do Easy Channel.

Além disso, o Easy Channel também poderá ser utilizado para tarefas de configuração e manutenção do sistema, como, por exemplo, a correção de bugs.
ScreenshoT

O EpdBootsplash é mais um módulo do KControl desenvolvido pela equipe do Epidemic.
Ele foi projetado para ajudar os usuários a instalar remover e configurar, de forma simples, temas do Bootsplash.

Embora tenha sido desenvolvido originalmente para o Epidemic, o EpdBootsplash deve funcionar bem em outras distribuições que mantenham a compatibilidade com o Debian e, por isso, é considerado, pela equipe do Epidemic, como uma espécie de retorno, ainda que modesto, para o Debian.

Disponibilizado para download, desde o dia 01 de setembro de 2007, no site openDesktop.org, o EpdBootsplash já se encontra entre as dez aplicações mais bem votadas, com nada menos que 88% de aprovação dos usuários.

* O Enetwork
Screenshot


O Enetwork é outro módulo do Kcontrol desenvolvido pela equipe do Epidemic.

Sua função é permitir que os usuários possam, facilmente, escolher entre a configuração automatica da rede (via KNetworkManager) e manual (via Gnome System Tools).

* Nova versão do Epidemic-Installer
screenshot
um dos sistemas mais simples de ser isntalado

O Epidemic-Installer é um instalador extremamente rápido e simples de usar, escrito em C/C++ com a utilização das bibliotecas gráficas QT e KDE.

Com o Epidemic-Installer, o próprio usuário pode facilmente instalar o Epidemic em seu computador, sem a necessidade de maiores conhecimentos técnicos ou do auxílio de pessoas especializadas.

Esta nova versão do Epidemic-Installer veio com a correção de bugs, uma nova interface gráfica e algumas novas funcionalidades.

* O Compiz Fusion
screenshot

Compiz Fusion é o resultado de uma fusão entre o conhecido gerenciador de janelas Beryl e o Compiz Extras, uma comunidade que desenvolve melhorias para o gerenciador de janelas Compiz.

O Compiz Fusion visa proporcionar aos usuários uma maneira fácil e divertida de usar janelas ambiente, fornecendo alguns efeitos impressionantes, velocidade e utilidade.

A primeira versão estável do Compiz Fusion foi a 0.6.0, liberada no dia 20 Outubro 2007.

No Epidemic GNU/Linux 2.0, o Compiz Fúsion, além de já vir previamente instalado e configurado, pode rodar direto do CD, sendo portanto uma excelente forma de conhecer e demonstrar os impressionates efeitos desse novo gerenciador de janelas, sem ter que instalá-lo.

Durante o boot, o Epidemic se encarrega de verificar se a placa gráfica do usuário é suportada pelo Compiz Fusion e de realizar as configurações necessárias para que o mesmo possa ser executado diretamente do CD.

* Substituição do Isolinux pelo GRUB com GFXBoot
imagem


O Gerenciador de boot pelo CD do Epidemic (Isolinux) foi substituído pelo GRUB com suporte ao GFXBoot, o que deixa o processo de boot pelo CD do Epidemic muito mais bonito (com o tema do Gfxboot) e com aspecto igual ao do boot do Epidemic quando instalado no HD.

* Melhoria geral no visual

Instalção do Superkaramba com o tema VersuriStyle 1.2 habilitado por padrão, intalação do kbfx, moodin, dekorator.

* Novos programas

Firestarter, powermanga, Knights.

* Novo Kernel

Kernel 2.6.22-epd, otimizado para a arquitetura i686 e com o patch do bootsplash, modificado pela equipe do Epidemic.

* Drivers 3d da NVIDIA e ATI

Além de previamente instalados e configurados, os drivers 3d da NVIDIA e ATI podem ser ativados, automaticamente, durante a inicialização do Epidemic, com as opções de boot do CD.

* Melhoria no suporte a placas de rede wireless

Adicionado suporte aos módulos Ralink rt200, Atmel at76c50x, Intel Pro Wireless 2100, Intel Pro Wireless 2200/2915, Intel Pro Wirelles 3945, Atheros 521x, Broadcon BCM43x/Airport Extreme, Prism54, TI ACX100/ACX111, Zydas.

* Adicionado suporte a escrita em partições NTFS

O Epidemic 2.0 vem com o suporte a escrita em partiçoes NTFS habilitado por padrão, via ntfs-3g. Durante o boot o Epidemic verifica se o usuário possui alguma partição NTFS e configura automaticamente o suporte a escrita neste tipo de partição.

Baixe o Epidemic GNU/Linux 2.0 em nossa página de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta nova versão do Epidemic.
O Epidemic é pequeno. Sua imagem ISO possui menos de 700 MB, cabe em um único CD e pode ser baixada gratuitamente da intenet. Aqueles que não tiverem como baixar a imagem, ou não quiserem aguardar o tempo necessário para o seu download, poderão, ainda, optar por adquirir um CD do Epidemic em sites especializados na venda de distribuições linux.


site oficial

Código:
http://www.epidemiclinux.org
download:

Código:
http://www.epidemiclinux.org/download.html
Epidemic 2.0 (codinome Cold Fusion) Epidemic 2.0 (codinome Cold Fusion) Reviewed by Kembolle Amilkar on quarta-feira, outubro 22, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário